quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Protetor solar seu amigo do dia a dia!

Nossa pele é o maior órgão de nosso corpo e frequentemente o mais negligenciado. Ela é nossa primeira linha de defesa contra os poluentes, radiação ultravioleta (UV) e outros fatores ambientais.
Hábitos saudáveis para a pele associado ao uso de protetor solar são eficientes na minimização dos efeitos prejudiciais do meio ambiente, mantendo a pele saudável.


Luz do Sol e Pele Saudável 


Períodos curtos de tempo de exposição ao sol ajudam o corpo a produzir vitamina D naturalmente. Os raios UV da luz do sol estimulam a síntese da vitamina D que, por sua vez, ajuda na absorção de cálcio para formar e manter ossos saudáveis.

A exposição excessiva à luz do sol sem proteção solar, entretanto, pode resultar em queimaduras de sol e aumentar substancialmente o risco de se desenvolver câncer de pele. A camada de ozônio é responsável por proteger a Terra da radiação UV. Com o aquecimento global, e conseqüente destruição desta camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior.
Os filtros solares estão aí para nos protegerem das radiações solares e, se usados adequadamente, nos permitem aproveitar os prazeres da vida ao ar livre com mais segurança. Veja, abaixo, nossas dicas para o uso correto da proteção solar:
  • O fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 15.( eu uso o bloqueador)
  • Aplique o filtro solar 20 a 30 minutos antes da exposição solar.
  • Após aplicar o filtro solar, aguarde 20 minutos antes de expor ao sol.
  • Espalhe o filtro solar de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol. Economia é sinônimo de proteção inadequada.
  • Não esqueça de proteger as orelhas, os lábios e o peito dos pés!
  • Peça a alguém para aplicar o filtro solar nas suas costas (deixe a timidez de lado, é melhor que se queimar).
  • Filtro solar em spray também precisa ser espalhado com as mãos, senão a aplicação não fica uniforme.
  • Reaplique o filtro solar a cada 2 horas e se tiver transpiração excessiva..
  • O uso do filtro solar não significa que você está imune aos efeitos do sol. Cuidado com a exposição excessiva no horário entre 10 e 16 horas. Use chapéus, bonés, viseiras..
  • Mulheres, cuidado, alguns filtros solares mancham o esmalte das unhas.
           Qual a diferença entre o bloqueador e o protetor solar?
 
Tanto os filtros quanto os bloqueadores solares têm a mesma função: evitar que a radiação ultravioleta penetre na pele e cause danos à saúde. No entanto, a sua composição química e a sua forma de funcionamento são bastante diferentes.
Os bloqueadores solares refletem a radiação UV e, em geral, apresentam em sua composição óxido de zinco ou dióxido de titânio, eficientes em proteger da radiação UVA e da UVB.
O bloqueador solar, porém, tem duas desvantagens: é opaco, ou seja, não fica transparente ao ser passado na pele, uma característica que muitas pessoas não apreciam. Além disso, bloqueia os poros da pele, o que favorece, por exemplo, o surgimento de espinhas.
Já os filtros solares possuem em sua composição compostos que absorvem a radiação UVA ou UVB e a transformam em luz visível, inofensiva para a pele. Os primeiros filtros solares possuíam capacidade de proteção apenas contra a radiação UVA, mas os produtos mais modernos protegem tanto contra a radiação UVA quanto contra a radiação UVB.
Independentemente de ser um bloqueador ou filtro solar, a capacidade de proteção destes produtos é expressa pelo seu Fator de Proteção Solar (FPS), que mede a proteção contra um dos efeitos nocivos da radiação UVB - a queimadura na pele - em uma escala de 2 a 70. Este índice, determinado sob condições controladas em laboratório, representa quantas vezes mais tempo um grupo de pessoas usando protetor solar pode ficar exposta ao Sol antes de a pele ficar vermelha, em comparação com alguém que não usou o produto. Isto quer dizer que, se a pele desprotegida de uma pessoa começa a ficar vermelha após 10 minutos de exposição ao Sol, com o uso de um protetor com FPS 15 o efeito só será observado após 150 minutos. Assim, quanto maior o FPS de um produto, maior a proteção que ele confere.
Mas esse cálculo nem sempre é exato. Isso porque as pessoas, em geral, usam metade da quantidade de protetor solar utilizada em laboratório, o que pode resultar em uma queimadura na metade do tempo. Para evitar danos à sua pele, consulte um dermatologista. Ele indicará o FPS mais adequado à sua tonalidade de pele e o orientará sobre a forma adequada de usar o produto.

Eu uso fator de 45 a 60  e tipo textura base que dá um acabamento lindo na pele!


Nenhum comentário:

Postar um comentário